Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil

Agradecimentos

Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo financiamento que tornou este projeto possível.

Também expressamos nossos sinceros agradecimentos às instituições de vínculo da equipe executora do projeto – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Vila Vela (UVV) – pela infraestrutura e logística que tem propiciado a execução do projeto.

Aos gestores e à equipe técnica das Unidades de Conservação contempladas no projeto - Parque Nacional do Itatiaia, Parque Nacional do Caparaó e Flona do Rio Preto – agradecemos pelo apoio logístico para a realização das expedições à campo e pela parceria em diferentes etapas do trabalho.

Aos taxonomistas Haroldo Cavalcante Lima e Flavia Garcia, agradecemos pelo gentil apoio com questões pontuais relacionadas à família Fabaceae. Por fim, agradecemos a Gilmar Souza pelo desenvolvimento da logomarca do catálogo.