Preparação da lista de espécies

  1. Os nomes das espécies devem ser checados pela Flora e Funga do Brasil, isto pode ser feito manualmente ou usando pacotes como o Plantminer ou Flora, ambos disponíveis para o software R.
  2. O voucher de cada espécie deve ser indicado pelo código de barras do HV Reflora ou do Jabot. Todos os demais dados são consumidos via código de barras do HV Reflora ou do Jabot e não precisam ser preenchidos na planilha. Caso a amostra tenha mais de um código de barras, Arecaceae por exemplo, coloque os dois ou mais códigos separados por virgula.
  3. A informação "Nativa" ou "Não Nativa" precisa ser preenchida na planilha. Esta informação, assim como o nome das espécies, deve seguir a Flora e Funga do Brasil.
  4. Quando não existir a imagem do espécime testemunho no HV Reflora ou do Jabot, colocar o código do herbário da amostra, número de tombo ou preencher "NA" na coluna "Barcode", assim como, coletor e número de coletor nas colunas correspondentes. Nós não consumimos dados de outros bancos de dados.
  5. Preencher o campo "Banco de Origem" indicando o banco de dados de origem da amostra (ex. Reflora, Jabot, Splink ou NA).
  6. Os dados devem ser organizados seguindo o modelo da planilha anexa, clique aqui.

Textos e imagens

  1. Cada UC possui um breve texto introdutório (máximo de 3.000 caracteres com espaço) que deve acompanhar a lista de espécies.
  2. Os autores devem fornecer a forma de citação para inclusão na aba "Como citar".
  3. Banco de imagens: imagens de plantas vivas devem ser em jpg, com no máximo 800 kB (kilobytes) e devem ter o crédito do autor na própria imagem. O arquivo principal deve ser nomeado com o número do código de barras do espécime e, em caso de mais de uma imagem, o restante dos arquivos devem receber um número sequencial complementar separado por "hífen" (Ex. RB00474865.jpg, RB00474865-1.jpg e RB00474865-2.jpg). Caso a amostra correspondente não possua um código de barras, o arquivo deve ser nomeado com a sigla da coleção e o número de tombo (Ex. RB 787705.jpg).
  4. Publicações relacionadas: os autores podem enviar alguns artigos, de preferência de livre acesso e com link, que estejam relacionados a lista de espécies da área.
  5. Carrossel principal: A imagem que será exibida em destaque no carrossel principal deve ser no formato jpg, com as dimensões de 1920x600px e tamanho máximo de 800 kB (kilobytes), apenas 1 imagem por UC. Ver modelo JPG. Ver modelo PSD (editável para photoshop).
    1. A fonte utilizada nos créditos deve seguir o seguinte padrão:
      1. nome do autor (Roboto Medium 24pt);
      2. nome da UC (Roboto Light 24pt);
      3. alinhamento no canto inferior direito.
    2. O arquivo para o carrossel principal deve ser nomeado com o nome da UC (Ex. "Parque Nacional do Itatiaia.jpg").
  6. Carrossel individual: As imagens que ficarão em destaque no carrossel individual da UC devem ser no formato jpg, com as dimensões de 1150x425px e tamanho máximo de 800 kB (kilobytes), com o limite de até 5 imagens por UC. Ver modelo JPG. Ver modelo PSD (editável para photoshop).
    1. A fonte utilizada nos créditos deve seguir o seguinte padrão:
      1. nome do autor (Roboto Medium 24pt);
      2. nome da UC (Roboto Light 24pt);
      3. alinhamento no canto inferior direito.
    2. O arquivo para o carrossel individual deve ser nomeado conforme a ordem de sequencia desejada (Ex. "Itatiaia_1.jpg e Itatiaia_2.jpg").

Contato: rafaela@jbrj.gov.br

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.