Reserva Extrativista Chico Mendes
Reserva Extrativista Chico Mendes
Reserva Extrativista Chico Mendes
Reserva Extrativista Chico Mendes
Reserva Extrativista Chico Mendes

Reserva Extrativista Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é fruto de uma longa luta dos seringueiros que faziam oposição aos modelos de desenvolvimento definidos pelo governo brasileiro para a região amazônica na década de 1970. O processo se iniciou em Xapuri, no Acre, onde Chico Mendes se destacou como liderança na reivindicação de espaços territoriais destinados à assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e proteger o meio de vida e a cultura das populações tradicionais da floresta. Com isso, iniciava-se a conquista da autonomia dos seringueiros da região do vale do rio Acre. Como forma alternativa à ocupação do território amazônico, foi construído um novo modelo denominado “Reserva Extrativista” (Resex), onde as terras pertencem à União, mas com o usufruto dos que nela habitam e trabalham. No início da década de 1990, foram criadas no Acre as duas primeiras Reservas Extrativistas federais, entre elas a Chico Mendes, conforme Decreto nº 99.144, de 12 de março de 1990.

A Resex Chico Mendes está localizada na região sudeste do estado do Acre, com uma área aproximada de 970.570 ha (conforme decreto de criação), pertencente a seis municípios (Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco). Abriga aproximadamente 7.500 pessoas, sendo a castanha (Bertholletia excelsa Bonpl.) e a borracha (Hevea brasiliensis (Willd. ex A.Juss.) Müll.Arg.) os principais recursos manejados nesta UC.

Geologicamente a Resex é composta por sedimentos cenozóicos, que compõem a Formação Solimões, assentados sobre o embasamento cristalino do Craton Guaporé, que até o momento não afloram na área. Os aluviões recentes, advindos da evolução dos rios da atual rede de drenagem, recobrem esses sedimentos terciários-quartenários. Em termos biogeográficos, a área compreendida pela Resex Chico Mendes faz parte do Domínio Amazônico e apresenta as seguintes unidades fitoecológicas: Floresta Tropical Densa (27%) e Floresta Tropical Aberta (73%). Entre a Florestas Abertas se destaca a Floresta Aberta com Bambu e a Floresta Aberta com Palmeiras.

A história da catalogação botânica na Resex Chico Mendes começa a ter relevância na década de 90, com o estabelecimento do convênio entre a Universidade Federal do Acre e o Jardim Botânico de Nova York (1991-2010), que possibilitou a realização de diversas excursões e coletas na área. Há atualmente cerca de 4.600 amostras botânicas oriundas da Resex Chico Mendes, depositadas principalmente nos herbários da Universidade Federal do Acre (UFACPZ) e do Jardim Botânico de Nova York (NY). Estas amostras resultaram em uma lista de 534 espécies de plantas vasculares (27 samambaias e licófitas; 1 gimnosperma e 506 angiospermas). Considerando a grande diversidade florística da região e o baixo número de amostras provenientes da Resex, acreditamos que o número de espécies na área seja maior que o apresentado nesta lista e que novos esforços de coleta devem ser realizados.

A Resex Chico Mendes, assim como toda região leste do Acre, vem sofrendo uma grande pressão para abertura de pastagens. Esta prática ameaça não somente a rica biodiversidade da área, mas também a manutenção de milhares de famílias, que tem na floresta seu sustento e modo de vida.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Reserva Extrativista Chico Mendes, usar:
Medeiros H, Obermüller FA, Colli-Silva M, Almeida T, Lopes JC, Lima DF, Delprete PG, Moraes PRL, Alves-Araújo AG, Pederneiras L, Azevedo IHF, Secco R, Fiaschi P, Cardoso D, Lima HC, Morim MP, Antar G, Giacomin, L., Carrijo TT, Lohmann LG, Goldenberg R, Daly D, Forzza RC. 2020. Lista de espécies de plantas vasculares da Reserva Extrativista Chico Mendes. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: medeiros.herison@gmail.com
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.