Estação Ecológica de Angatuba
Estação Ecológica de Angatuba
Estação Ecológica de Angatuba
Estação Ecológica de Angatuba

Estação Ecológica de Angatuba

A Estação Ecológica de Angatuba, criada através do Decreto Estadual 23.790 de 13/08/1985, ocupa área de 1.394,15 ha (23º 24’ 57” S e 48º 21’ 39” W). Está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, nos municípios de Angatuba e Guareí, na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema. Situa-se na Depressão Periférica Paulista, no subcompartimento denominado Depressão do Paranapanema. A paisagem regional é de relevos mais recortados e acidentados, do tipo morrotes alongados e espigões medianamente colinosos. O tipo climático é Cwa, com temperatura média no mês mais frio inferior a 18°C e verão quente, com temperatura do mês mais quente acima de 22°C. As chuvas se concentram no verão e as menores precipitações ocorrem no inverno, inferior aos 60 mm. Predomina na unidade o Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico com textura média, associado ao Neossolo Quartzarênico órtico-distrófico. Subordinadamente ocorrem Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico de textura arenosa/média, em relevo ondulado a forte ondulado, e Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico de textura média/argilosa. A unidade preserva importantes fragmentos de vegetação natural, com alta diversidade de espécies da flora e da fauna. As fitofisionomias principais são representadas pela Floresta Estacional Semidecidual e pelo Cerrado lato sensu, especialmente em três diferentes fisionomias: Cerradão (Savana Florestada), Cerrado sentido restrito (Savana Arborizada) e Campo (Savana Gramíneo-lenhosa). O estado de conservação da Estação Ecológica de Angatuba, com a alta riqueza florística e diversidade de habitats, a qualifica como ambiente ideal para a manutenção de populações do primata mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), que já foi dada como extinta, sendo redescoberta na década de 1980, tendo então, como área de ocorrência, apenas o Pontal do Paranapanema e região. A Estação Ecológica de Angatuba é contígua à Floresta Estadual homônima, uma unidade de experimentação florestal. A maior parte das coletas botânicas na unidade foram realizadas por Roseli Buzzaneli Torres, N. Figueiredo e A.R. Oliveira.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Estação Ecológica de Angatuba, usar:
Colli-Silva M, Ivanauskas NM, Baitello JB. 2021. Lista de espécies de plantas vasculares da Estação Ecológica de Angatuba. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: matheus.colli.silva@alumni.usp.br

Publicações

1 - Plano de Manejo.
Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/iflorestal/2013/03/Plano_de_Manejo_EEc_Angatuba.pdf
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.