Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, localizado em Florianópolis, representa o maior corpo de água doce de Santa Catarina, com uma área de cerca de 20,3 km², e é um manancial que abastece praticamente todos os bairros do sul e do leste da Ilha de Santa Catarina. A fim de proteger a Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri e realizar a captação e distribuição da água de forma adequada, foi criado o Parque Municipal da Lagoa do Peri através da Lei Municipal nº1828/1981. Esta lei também possui como objetivo a preservação do patrimônio que é representado pela fauna e flora da região. Em 2019, o Parque Municipal da Lagoa do Peri sofreu uma recategorização, a fim de se enquadrar no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído em 2000, passando a ser um Monumento Natural (MONA). Esta alteração aumentou as áreas protegidas pelo parque e também permitiu que as casas dos moradores já instaladas permanecessem em seu território. A categoria ainda permite o uso público para pesquisa e turismo, com acesso gratuito a trilhas, praias, a lagoa e atividades de educação ambiental. O MONA Lagoa do Peri está inserido no bioma da Mata Atlântica, e sua vegetação é composta basicamente por Floresta Ombrófila Densa e por vegetação de restinga, porém, é possível observar locais onde a vegetação original foi modificada, principalmente pelo estabelecimento de famílias vindas de bairros próximos, como da Armação do Pântano do Sul e do Ribeirão da Ilha, que tinham a agricultura e a pesca como principal atividade. A UC ainda não possui plano de manejo. Atualmente, a maioria das coletas do MONA Lagoa do Peri estão nos herbários FLOR, FURB e MBM. O MONA apresenta alta riqueza de plantas vasculares, com registro de 677 espécies (113 spp. de samambaias e licófitas e 564 spp. de angiospermas). As cinco famílias de angiospermas com maior número de espécies no MONA são Orchidaceae (93 spp.), Myrtaceae (39 spp.), Poaceae (34 spp.), Asteraceae (26 spp.) e Fabaceae (25 spp.); entre as samambaias e licófitas destacam-se Polypodiaceae (25 spp.), Pteridaceae (17 spp.) e Dryopteridaceae (16 spp.). É importante destacar, no entanto, que essa listagem subestima a real diversidade da UC, e estudos florísticos e taxonômicos detalhados são necessários para que a flora do local seja adequadamente conhecida.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, usar:
Caddah, MK; Drischel, DR; Augustin, AF; Carmes, AA; Giuffre, PMW; Goebel, G; Pellis, VF; Reichert, A; Sartor, MF; Souza, KB; Lima, DF. 2021. Lista de Plantas Vasculares do Monumento Natural da Lagoa do Peri - SC. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: mayara.caddah@gmail.com

Publicações

1 - Carmes AA, Dechoum MS, Lima DF, de Gasper AL, B. Matos F, Fiaschi P (2020) Ferns and lycophytes from Lagoa do Peri Municipal Park, Santa Catarina, Brazil. Check List 16(5): 1305-1322.
Disponível em: https://doi.org/10.15560/16.5.1305 (Acesso em 28 de julho de 2021)
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.