Floresta Nacional Contendas do Sincorá
Floresta Nacional Contendas do Sincorá
Floresta Nacional Contendas do Sincorá
Floresta Nacional Contendas do Sincorá
Floresta Nacional Contendas do Sincorá

Floresta Nacional Contendas do Sincorá

A Floresta Nacional Contendas do Sincorá (FLONA CS) foi criada pelo Decreto Presidencial s/n de 21 de setembro de 1999 e abrange uma área de aproximadamente 11.000 ha entre os municípios baianos de Tanhaçu e Contendas do Sincorá (coordenadas centrais 13°46’S, 41°03’O). Anteriormente esta área era conhecida como Fazenda Extrema e a principal atividade de uso dos recursos naturais exercida pelos proprietários era a extração de carvão. Dentro dos limites da FLONA CS ocorrem dois córregos de leitos temporários, Garapa e Goiabera, que recebem água apenas no período de chuvas fortes, entre os meses de Novembro e Abril. A altitude da região varia entre 295 e 380 m e os solos são argissolos. O clima é semiárido, com precipitação anual de cerca de 600 mm e com temperatura média anual de 23 °C.

A FLONA CS está localizada na ecorregião da Depressão Sertaneja, em região de vegetação de Caatinga, a qual possui diversos tipos fitofisionômicos como caatingas arbóreas, arbustivas, bem como afloramentos rochosos e matas ripárias, além de uma extensa área já há 20 anos em regeneração. Além disto, esta região é limítrofe com a Chapada Diamantina e sua vegetação tem forte influência de elementos das áreas mais baixas da Cadeia do Espinhaço.

Diversos grupos taxonômicos já foram inventariados na região, como besouros, formigas, aves e morcegos. Em 1998 foi publicado o primeiro levantamento florístico arbustivo-arbóreo da FLONA CS, ainda sob o nome Fazenda Extrema. Esta lista foi revisada e novas expedições foram feitas, culminando com a publicação do levantamento florístico das Angiospermas em 2019. Muitas expedições científicas foram realizadas pelas equipes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entre os anos de 2011 e 2018, com espécimes vegetais coletados e depositados especialmente nos herbários da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (HURB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (HUESB) e campus de Vitória da Conquista (HUESBVC).

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Floresta Nacional Contendas do Sincorá, usar:
Marinho LC, Costa GM, Corrêa MM, Freire AC, Martins FRS, Peixoto MR, Silva SR, Soares Filho AO, Vitório C, Zappi DC, Aona LYS. 2020. Lista de espécies de plantas vasculares da Floresta Nacional Contendas do Sincorá. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: lcmarinho1@gmail.com

Publicações

1 - Vitório, C. et al. 2019. Flowering plants of Contendas do Sincorá National Forest (Caatinga, northeastern Brazil). Brazilian Journal of Botany 42: 717-725.
Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40415-019-00564-9
2 - Peixoto, M.R. et al. 2016. Cactus survey at the Floresta Nacional of Contendas do Sincorá, Bahia, Brazil. Bradleya 34: 38-54.
Disponível em: https://doi.org/10.25223/brad.n34.2016.a19
3 - Peixoto, M.R. et al. 2015. Contendas do Sincorá National Forest and surroundings, Bahia, Brazil. Cactaceae of Sincorá & surroundings.
Disponível em: https://fieldguides.fieldmuseum.org/guides/guide/684
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.