Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil

Como Publicar

Preparação da lista de espécies
  1. Os nomes das espécies devem ser checados pela Flora do Brasil 2020, isto pode ser feito manualmente ou usando pacotes como o Plantminer ou Flora, ambos disponíveis para o software R.
  2. O voucher de cada espécie deve ser indicado pelo código de barras do HV Reflora. Todos os demais dados são consumidos via código de barras do HV Reflora e não precisam ser preenchidos na planilha. Caso a amostra tenha mais de um código de barras, Arecaceae por exemplo, coloque os dois ou mais códigos separados por virgula.
  3. A informação “Nativa” ou “Não Nativa” precisa ser preenchida na planilha. Esta informação, assim como o nome das espécies, deve seguir a Flora do Brasil 2020.
  4. Quando não existir a imagem do espécime testemunho no HV Reflora, preencher “NA” na coluna “Barcode” e colocar o código do herbário da amostra (ou número de tombo), coletor e número de coletor nas demais colunas. Nós não consumimos dados de outros bancos de dados.
  5. Preencher o campo "Banco de Origem" indicando o banco de dados de origem da amostra (ex. Reflora, Jabot, Splink ou NA).
  6. Os dados devem ser organizados seguindo o modelo da planilha anexa, clique aqui.
  7. A lista de espécies prioritárias para a conservação (ver definição no cabeçalho das listas publicadas no sítio do catálogo) é facultativa. No caso de não inclusão, basta não preencher a coluna “Prioritárias”.

Textos e imagens
  1. Cada UC possui um breve texto introdutório (máximo de 3.000 caracteres com espaço) que deve acompanhar a lista de espécies.
  2. Os autores devem fornecer a forma de citação para inclusão na aba “Como citar”.
  3. Banco de imagens: imagens de plantas vivas devem ser em jpg, com no máximo 300 kylobytes (KB) e devem ter o crédito do autor na própria imagem. O arquivo deve ser nomeado com o número do código de barras do espécime.
  4. Publicações relacionadas: os autores podem enviar alguns artigos, de preferência de livre acesso e com link, que estejam relacionados a lista de espécies da área.
  5. As imagens que ficarão em destaque no carrossel devem ser no formato jpg, com as dimensões de 1024x410px e tamanho máximo de 500 kylobytes (KB), com o limite de até 5 imagens por UC.

Contato: rafaela@jbrj.gov.br