Parque Estadual da Serra da Concórdia
O Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com cerca de 5.952 hectares que abrange os municípios de Valença e Barra do Piraí, localizados na região do Médio Paraíba1. O PESC foi criado pelo Decreto Estadual n° 32.577, de 30 de dezembro de 2002, em área da Fazenda Santa Mônica da EMBRAPA Gado de Leite, e ampliado pelo Decreto Estadual n° 45.766, de 28 de setembro de 2016. A região do Vale do Paraíba foi marcada por supressão da cobertura florestal nativa no século XIX, que foi convertida em plantações de café. Com a decadência do ciclo do café, as áreas agrícolas foram abandonadas e deram lugar a pastagens pouco produtivas.
O abandono das atividades agropecuárias na região permitiu a atuação da própria sucessão secundária, também chamada de regeneração natural, das matas do Vale do Paraíba. Com isso, o PESC corresponde hoje ao maior trecho protegido da Serra da Concórdia e integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica, área considerada como prioritária para conservação. A região apresenta relevo fortemente ondulado e montanhoso com altitudes que variam entre 370 e 1.080 metros. A área do PESC está inserida no domínio da Mata Atlântica e a fitofisionomia predominante é de Floresta Estacional Semidecidual, com formações Aluvial, Submontana e Montana. A formação Montana, que recobre as vertentes do Vale entre 500 e 1.500 metros de altitude, é a melhor representada dentre os remanescentes.
Há registro de 231 espécies distribuídas em 75 famílias botânicas de Angiospermas e Samambaias e Licófitas. Merecem destaque as coletas de M. Verdi e C. Baez no âmbito do Projeto “Inventário Florístico em UCs Estaduais – CNCFlora/JBRJ e SEAS-RJ”, todas depositadas no herbário RB, assim como as coletas de M.L.C.V Spolidoro e H.C. de Lima, realizadas antes da criação do PESC. Uma vez que o PESC foi criado a partir da doação de parte da área do Campo Experimental Santa Mônica da EMBRAPA Gado de Leite, foi incluído nas buscas os filtros “Santa Mariana”, que se refere ao curral da Fazenda Santa Mônica, e “Santa Mônica”. Estas áreas foram inventariadas em expedições anteriores à criação da UC. Por fim, foram incluídos os registros descritos para o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, uma área de 40 hectares muito próxima ao PESC, inserido nos recortes da UC.
Destaca-se que o pequeno número de espécies encontradas é resultado do esforço de coleta desempenhado na área e a riqueza de espécies, para os padrões esperados para a Mata Atlântica de uma área protegida, são baixos. A lista de espécies de plantas vasculares do Parque Estadual da Serra da Concórdia contribui para melhorar a percepção sobre as lacunas de conhecimento sobre a flora e orienta as estratégias para o monitoramento e a conservação.