Reserva Biológica do Córrego Grande
A Reserva Biológica do Córrego Grande (RBCG) foi criada pelo Decreto nº 97.657, de 12 de abril de 1989 e abrange uma área de 1.504,80 hectares. Localizada no extremo norte do estado do Espírito Santo, na divisa com a Bahia (18°13’ e 18°17’S e 39°48’ e 39°49’W), a unidade protege remanescentes significativos da Mata Atlântica, com destaque para a Floresta Atlântica de Tabuleiros terciários com formações vegetais do tipo muçununga, floresta alta, floresta ciliar e campos nativos (Rolim; Menezes; Srbek-Araujo, 2016).
Essas características tornam a unidade uma área de grande relevância ecológica. Neste Catálogo, foram documentadas 630 espécies de plantas na reserva, das quais 622 são nativas do Brasil, destacando a importância da conservação deste fragmento de Mata Atlântica.
A Reserva Biológica do Córrego Grande é gerida pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio em São Mateus, que também administra a Reserva Biológica do Córrego do Veado e a Floresta Nacional do Rio Preto. Este trabalho contou com a contribuição da equipe do Herbário SAMES, em parceria com o ICMBio e pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fortalecendo o conhecimento sobre a flora local e reafirmando o papel da RBCG na conservação da biodiversidade da região.