Estação Ecológica de Assis
Estação Ecológica de Assis
Estação Ecológica de Assis
Estação Ecológica de Assis
Estação Ecológica de Assis
Estação Ecológica de Assis

Estação Ecológica de Assis

A Estação Ecológica de Assis foi criada com 1.312,30 ha e posteriormente ampliada para 1.760,64 ha (Dec.35.697 de 21/09/92 e Dec. 47.097 de 18/09/2002). Situa-se no município de Assis (22º33´ a 22º36´ S e 50º22´ 50º23´ W) e protege o manancial de abastecimento público da cidade. Está totalmente inserida no Planalto Ocidental, em relevo suavemente ondulado, com amplitude altitudinal de 500 a 590 m. Na unidade estão as nascentes dos córregos Piratininga, Campestre e Palmitalzinho (manancial de abastecimento da cidade de Assis) e afluentes de 1ª ordem do Rio Paranapanema, todos inseridos na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, unidades Hidrográficas Pari e Capivara. Encontra-se em zona de transição entre dois tipos climáticos, Cwa e Cfa de Köppen, ambos caracterizados por verões quentes e chuvosos e invernos secos, mas diferenciados pela duração do período de estiagem, mais longo ou mais curto, respectivamente. A temperatura média anual é de 21°C, com geadas fracas nas partes mais baixas, raramente muito severas. A precipitação pluviométrica anual média é de 1.450 mm, concentrada nos meses de outubro a março, meses em que chove mais do que 100 mm. Os principais tipos de solos são os latossolos vermelhos, associados às colinas amplas e topos; argissolos vermelhos e amarelos de textura binária arenosa/média, associados às drenagens e fundos de vale, constituindo o terço inferior das vertentes pouco íngremes; e ainda os gleissolos háplicos e neossolos quartzarênicos hidromórficos, que ocorrem associados aos sedimentos aluviais das planícies fluviais. Em cem por cento (100%) da área a cobertura da vegetação é natural. Na Estação predomina a fisionomia Savana Florestada (Cerradão), mas há Savana Arborizada (Cerrado típico), embora essa fisionomia esteja ameaçada pelo adensamento. Ao longo dos rios ocorre a Floresta Estacional Semidecidual Aluvial (Mata de Brejo e Mata Ciliar). O mosaico de fisionomias resulta em alta riqueza de espécies, incluindo ameaçadas de extinção. A maior parte das coletas botânicas da unidade encontram-se depositadas nos Herbários UEC, SPSF e ESA.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Estação Ecológica de Assis, usar:
Colli-Silva M, Ivanauskas NM, Baitello JB. 2021. Lista de espécies de plantas vasculares da Estação Ecológica de Assis. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: matheus.colli.silva@alumni.usp.br

Publicações

1 - Plano de Manejo.
Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/iflorestal/2013/03/Plano_de_Manejo_EEc_Assis.pdf
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.