Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNAM Abrolhos)é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral cujo propósito é conservar a região considerada como a mais biodiversa do Atlântico Sul. O Parque é composto por duas áreas descontínuas: uma formada pelo Recife de Timbebas, localizado no município de Prado e outra situada a cerca de 70 quilômetros da costa do município de Caravelas, compreendendo o Arquipélago dos Abrolhos - composto por cinco ilhas de origem vulcânica: Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (esta última sob jurisdição da Marinha do Brasil), o Parcel dos Abrolhos e o Recife Califórnia. O PARNAM Abrolhos está localizado entre as latitudes 17º 23’ e 18º 10’ e as longitudes 38º 33’ e 39º 06’.
Criado em 1983 pelo Decreto Nº 88.218, o PARNAM Abrolhos foi o primeiro Parque Nacional Marinho no Brasil, abrange uma área total de 879 km2 e tem como objetivo principal proteger a fauna, a flora e as paisagens naturais da região. Seus principais ecossistemas são recifes costeiros, como o de Timbebas, recifes em franja bordejando as ilhas vulcânicas do Arquipélago dos Abrolhos, chapeirões isolados rasos, como o Parcel dos Abrolhos, e recifes mesofóticos, como o Recife Califórnia. Algas coralináceas incrustantes e briozoários são os principais organismos construtores dos recifes. Os recifes coralíneos de Abrolhos são áreas prioritárias para conservação da biodiversidade marinha, pelo elevado endemismo (e.g., 50% para corais escleractíneos e ~25% para peixes), e pelas suas formações recifais únicas em forma de pináculos, conhecidas como chapeirões. Esses recifes estão sob ameaça devido às mudanças climáticas, contaminação ambiental, pesca comercial, mudanças no uso do solo e dragagem. O PARNAM Abrolhos possui duas designações de reconhecimento internacional pela importância da sua biodiversidade, fazendo parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/UNESCO e Sítio Ramsar.
A flora marinha do PARNAM Abrolhos é muito diversa, com registros de 215 macroalgas e 2 angiospermas marinhas. As macroalgas são representadas por 116 rodófitas, 57 clorófitas e 42 feófitas.
Merecem destaque as coleções de B.N. Torrano-Silva (depositada no herbário SPF) e de M.A.O. Figueiredo Guerra (herbário RB). O CNPq concedeu bolsas de Produtividade em Pesquisa e de Pós-Doutorado Sênior para a confecção desta lista. Parte do inventário florístico foi executado no âmbito do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD-Abrolhos).

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, usar:
Karez CS, Santos GN, Silva CC, Bahia RG, Nunes JMC, Moura RL, Salomon PS, Cassano V, Romanini GR, Ribeiro CCM, Salgado LT. 2023. Lista de espécies de plantas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: lsalgado@jbrj.gov.br

Publicações

1 - Plano de Manejo.
Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/images/stories/downloads/Plano_de_Manejo_-_Parque_Nacional_Marinho_dos_Abrolhos.pdf
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.