Parque Estadual Mata das Flores
O Parque Estadual Mata das Flores (PEMF) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral situada no município de Castelo, ao sul do estado do Espírito Santo, entre as coordenadas 20°35'54"S e 41°10'53"W. Ele foi criado em outubro de 1992 pela Lei Estadual nº 4.617. O Parque ocupa uma área de aproximadamente 800 hectares com altitudes que variam entre cerca de 100 a 780 m. Sua vegetação é constituída de Floresta Ombrófila Densa Montana.
Estudos florísticos e ecológicos vêm sendo conduzidos no PEMF desde 2012. A primeira lista de espécies de plantas para esta UC foi publicada em 2016, focando nas Angiospermas 1. Logo em seguida, foi publicada uma lista de espécies de Licófitas e Samambaias2. Estudos florístico-taxonômicos foram realizados para famílias com elevada riqueza de espécies, como Piperaceae3 e Rubiaceae4. Estes estudos embasaram a identificação de espécies novas para a ciência, algumas delas endêmicas desta UC, como Rudgea quisquiliae Bruniera & Torres-Leite5 e Rudgea minutifolia Bruniera & Torres-Leite6. A maior parte das coleções de plantas do PEMF está depositada nos herbários CAP, VIC e VIES. Até o momento foram catalogadas no parque 349 espécies de plantas vasculares (275 de Angiospermas e 74 Licófitas e Samambaias).
Mata das Flores é um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica preservados em áreas de baixada no sul do Espírito Santo. Apesar de sua área relativamente pequena e desenho bastante recortado, o parque protege uma grande riqueza de espécies mantida por processos ecológicos que vêm sendo revelados nos últimos anos. A variação topográfica causada pela presença de morros leva a mudanças na estrutura da vegetação e ambas são determinantes em mediar as respostas da vegetação de sub-bosque a eventos de seca7. Espécies de Rubiaceae do sub-bosque da Mata das Flores são capazes de tolerar ambientes fortemente sombreados8 e compartilham o espaço disponível segregando-se mutuamente no espaço9. Essa comunidade mostrou-se altamente resiliente à seca devido à sua grande riqueza de espécies10. As áreas de baixada de Mata das Flores são refúgios microclimáticos que ajudam a mitigar os impactos das secas11, cada vez mais comuns devido à mudança climática. Tudo isso torna o PEMF um dos últimos refúgios do sul capixaba para a conservação tanto de espécies endêmicas quanto de processos ecológicos cruciais face à mudança do clima do planeta.