Parque Nacional do Pau Brasil
Parque Nacional do Pau Brasil

Parque Nacional do Pau Brasil

O Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada por Decreto Presidencial em 20 de abril de 1999 e ampliado em 11 de junho de 2010. Por meio da demarcação, realizada em 2013, foram feitos ajustes em sua área, que atualmente possui 19.027,2218 hectares, entre as coordenadas 24’N e 16°35’S, e 39°07’L e 39°22’O. Está localizado zona costeira do extremo sul da Bahia, no município de Porto Seguro, destaca-se por se tratar de um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica de tabuleiro ainda em bom estado de conservação e por possuir uma das maiores populações remanescentes de pau-brasil (Paubrasilia echinata  - Fabaceae).
O PNPB encontra-se inserido no domínio da Floresta Atlântica, fazendo parte da Hileia Baiana. A vegetação é composta predominantemente por Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas (Floresta de Tabuleiro) entremeada por áreas de muçununga e de vegetação em diferentes estágios sucessionais de regeneração.
O PNPB está inserido em um conjunto de áreas protegidas que formam corredores ecológicos importantes para a conservação da biodiversidade da Floresta Atlântica na região da Costa do Descobrimento, assim como o Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal e o Parque Nacional do Descobrimento. No entanto, o número de espécies registrado para o parque é considerado baixo, com registros de 262 espécies, das quais 213 são angiospermas e 49 são samambaias e licófitas. Isso indica uma necessidade urgente de programas intensivos de coleta, uma vez que o número de espécies será consideravelmente ampliado com novas pesquisas. Alguns botânicos se destacam por suas contribuições as coleções desta UC, incluindo A.M. Amorim, J.P. Lana, R.M. Harley e W.W. Thomas, principalmente depositadas nos herbários CEPEC, NY e RB como importantes recursos para estudos botânicos e para o conhecimento da flora presente no parque.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Parque Nacional do Pau Brasil, usar:
Bochorny T, Alves-Araújo A, Antar G, Araújo MDF, Asprino R, Azevedo I, Cardoso D, Carrijo TT, Castello ACD, Colli-Silva M, Deccache LSJ, Fraga CN, Giacomin L, Goldenberg R, Guimarães EF, Heiden G, Hoyos-Gómez SE, Jardim J, Kaehler M, Labiak P, Lima DF, Lima HC, Lopes J, Marcusso G, Marinho LC, Marques O, Matos FB, Medeiros H, Meneguzzo TEC, Mezzonato AC, Moraes PR, Morim MP, Queiroz G, Sakuragui C, Paula-Souza J, Trovó M & Forzza RC. 2024. Lista de espécies de plantas vasculares do Parque Nacional do Pau Brasil. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: tbochorny@gmail.com
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.