Parque Estadual da Pedra Selada
Parque Estadual da Pedra Selada

Parque Estadual da Pedra Selada

O Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral inserida na Serra da Mantiqueira e que integra o Mosaico Mantiqueira de Unidades de Conservação. Criado em 15 de junho de 2012 pelo Decreto Estadual n° 43.6401, o Parque ocupa uma área de 8.036 hectares que se estendem pelos municípios de Resende e Itatiaia, localizados na região sudoeste do estado do Rio de Janeiro. A temperatura média anual varia entre -5°C e 30°C de acordo com a altitude, que abrange cotas de 420 m a 2.100 m. O PEPS apresenta relevo montanhoso e acidentado com presença de Neossolos Litólicos e Cambissolos Húmicos.

A fisionomia florestal dominante é a Floresta Ombrófila Densa Montana, que ocorre entre os 500 m e 1.500 m de altitude e ocupa em torno de 83,5% da área do PEPS. No território protegido pelo PEPS também são encontrados, em cotas acima de 1.800 m, os campos de altitude, caracterizados por vegetação rupícola predominantemente herbácea, como é o caso do Pico da Pedra Selada. Além dessas fisionomias, encontram-se no Parque enclaves de Floresta Ombrófila Mista. Há registro de 303 espécies pertencentes a 81 famílias distribuídas nos grandes grupos de Angiospermas, Gimnospermas, Samambaias e Licófitas. Merecem destaque os esforços de coleta de L.J.T. Cardoso no âmbito do Projeto “Diagnóstico para o Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Selada”, e de C. Baez e M. Verdi no contexto do Projeto “Inventário Florístico em UCs Estaduais – CNCFlora/JBRJ e SEAS-RJ”, todas depositadas no herbário RB. A lista de espécies de plantas vasculares do PEPS elucida seu papel relevante na manutenção e conservação de espécies e de seus habitats para a região.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Parque Estadual da Pedra Selada, usar:
Waga IM, Andrade RS, Antar GM, Barbosa MRV, Bochorny T, Cardoso LJT, Costa AF, Dória TAF, Fernandez EP, Fiaschi P, Forzza RC, Giacomin LL, Gomes M, Guimarães EF, Lima HC, Marques O, Marques HO, Moraes PLR, Morim MP, Mynssen CM, Queiroz GA, Saleme F, Verdi M. 2022. Lista de espécies de plantas vasculares do Parque Estadual da Pedra Selada. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: isabelawaga@jbrj.gov.br

Publicações

1 - Castro PF. 2015. Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro. 2ª edição, Metalivros, São Paulo. 171 p.
2 - Detzel VA; Lemos GC; Gonsalves LH; Cesar LF. 2017. Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Selada. Instituto do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas. Gerência de Unidades de Conservação. Ações Prioritárias para Implementação do Parque Estadual da Pedra Selada. Diagnóstico da Unidade de Conservação. Detzel Consultores Associados S/S EPP. Rio de Janeiro. Volume I. p. 552.
3 - Maurenza D; Bocayuva M; Pougy N; Martins E; Martinelli G. 2018. Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais do estado do Rio de Janeiro. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson, Rio de Janeiro. 420 p.
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.