Parque Nacional das Sempre Vivas
O Parque Nacional das Sempre Vivas (PNSV) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, abrange os municípios de Bocaiúva, Buenópolis, Diamantina e Olhos d´Água, no estado de Minas Gerais, entre as coordenadas 43°46’37”S e 17° 48’22”W. A sede do Parque está localizada no município de Diamantina e dista cerca de 53 quilômetros da entrada principal do parque, na região de Macacos. Criado em dezembro de 2002, o parque ocupa aproximadamente 124.156 hectares. Na UC predominam altitudes entre 1.100 e 1.250 metros (sendo a Serra do Galho com 1.525 metros, o ponto mais alto) dividindo as bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha.
A vegetação do Parque é constituída principalmente pelo Cerrado e o ecótono de dois outros biomas: Caatinga ao norte e Mata Atlântica a leste. Apresenta fitofisionomias como campos rupestres, serras e matas de galeria e de encosta. Localiza-se na região da Cadeia do Espinhaço Meridional, classificada como de extrema importância biológica, dentro das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade do Cerrado.
O PNSV é uma unidade de conservação relativamente nova e possui um total de 760 espécies registradas, até este momento. Apesar disso, esta UC ainda precisa de um programa intenso de coletas. A expectativa é que o número de espécies seja bastante ampliado através de novas pesquisas. Merecem destaque as coleções no parque dos botânicos D. A. Chaves, G. Martinelli e T. E. Almeida (depositadas principalmente nos herbários UB, HUFU e RB) que em muito contribuíram para o conhecimento da flora do parque.