Parque Nacional do Superagui
Parque Nacional do Superagui

Parque Nacional do Superagui

O Parque Nacional do Superagui (PNS) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, está localizado no município de Guaraqueçaba, litoral norte do estado do Paraná, inserido na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. O parque abrange a Ilha de Superagui, Ilha das Peças, Ilha de Bertioga, Ilha do Pinheiro e Pinheirinho e a RPPN Sebuí.
Criado em 25 de abril de 1989 o Parque Nacional do Superagui possui 21.400,00 ha e protege ambientes como a Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas e Submontana, ambientes de restinga e manguezais. É a única unidade de conservação integral que protege significativamente ambientes de praias arenosas no Estado do Paraná. Essa região é classificada como de extrema importância biológica, dentro das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
O PNS é uma unidade de conservação relativamente nova e possui um total de 259 espécies, até este momento. O baixo número de espécies registradas para esta UC indica a grande necessidade de programas intensos de coletas, já que a expectativa é que o número de espécies seja bastante ampliado com novas pesquisas. Merecem destaque as coleções no parque dos botânicos J. Prado, M.E. Engels e M.L. Brotto (depositadas principalmente nos herbários MBM, RB e UPCB) que em muito contribuíram para o conhecimento da flora do parque.

Como citar

Para citação de informação proveniente da consulta à lista de espécies de plantas do(a) Parque Nacional do Superagui, usar:
Bochorny T, Borges R, Brotto ML, Engels ME, Goldenberg R, Hinoshita LKR, Labiak PH, Lima DF, Kaehler M, Monge M & Renon P & Forzza RC. 2023. Lista de espécies de plantas vasculares do Parque Nacional do Superagui. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br]. Acesso em dia/mês/ano.

Contato: tbochorny@gmail.com
voltar áreas

Administrado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Desenvolvido por: Oliveira FA, Silva LAE, Carrijo TT, Moreira MM & Forzza, RC.